A máquina fotográfica do Macgyver

Nos anos 80 existia uma série de TV sobre um cara que resolvia os problemas mais intrincados com materiais como molas de canetas, fita adesiva e barbante. É o santo padroeiro da programação POG. Seu nome era Macgyver.
Recentemente eu ví uma matéria no site Obvious sobre uma máquina fotográfica que parece saída daquele seriado.

Matchbox Pinhole  A máquina é feita com dois rolos de filme de 35 mm, uma caixa de fósforo, uma lata de cerveja e fita adesiva. Bem ao estilo Macgyver.

Obviamente não é uma câmera digital. É uma câmera ao estilo antigo, com filme fotográfico e faz parte de um estilo de câmeras chamado de pinhole (numa tradução livre “buraco de agulha”). Essas são as câmeras mais simples que se pode fazer, pois não usam lentes. A projeção da imagem no filme fotográfico é feita usando o efeito de câmera escura conhecido desde a antiguidade e que deu origem À fotografia. Um simples furinho (o buraco de agulha) feito na lateral de uma caixa fechada permite a entrada da luz e a focalização de uma imagem (invertida) sobre a parede oposta da caixa.

Esta maravilha de simplicidade usa uma caixa de fósforo como câmara e a bobina do filme de 35 mm como rolo para mover o filme pela caixa, permitindo várias fotografias com quase a mesma praticidade de uma câmara normal de filme. O formato também lembra muito uma dessas.

Um tutorial completo de como fazer essa câmera pode ser vista aqui e uma galeria de fotos feitas com ela pode ser observada aqui.

Em uma época como a nossa, onde câmeras digitais sofisticadíssimas estão tão acessíveis, muitas vezes como um simples assessório do celular, vale a pena lembrar da genialidade da simplicidade.

Anúncios

Sobre ruyacquaviva

Desenvolvedor independente atuando através da empresa Rede Mídia Criativa, cujo site é: http://www.redemidiacriativa.com.br
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s