Domínios Grátis

Muitas pessoas tem um blog ou site pessoal em um site de hospedagem gratuita, como o Blogspot ou o WordPress. Normalmente essas pessoas usam um subdomínio do site de hospedagem usado, finaco algo como “meudominio.blogspot.com” ou “meudominio.wordpress.com”. Isso atende a muitas pessoas que divulgam sua URL com o subdominio da hospedagem que usam.

Porém isso as deixa de certa forma “presas” ao site de hospedagem que lhes forneceu o subdomínio. Se quiserem mudar o site de hospedagem, seja por outro site gratuito, seja para uma hospedagem paga, terão que divulgar um novo endereço e refazer os contatos, o que pode levar a perder alguns leitores ou então ter que colocar uma daquelas páginas do tipo “mudamos”, com uma explicação e um link para o novo endereço.

Além disso o domínio do site hospedeiro aumenta  tamanho da URL e desvia a atenção do nome que o usuário quer divulgar, normalmente seu próprio nome.

Uma dica interessante para quem está nessa situação é um serviço de domínio gratuito encontrado no site dot.tk, que pemite a qualquer um registrar seu próprio domínio sem gastar nada.

Este site está hospedado na Holanda e tem um convênio com o governo do arquipélago de Tokelau, um território da Nova Zelândia que tem autonomia administrativa e um domínio de topo próprio (.tk).

Assim pode-se registrar um domínio, que ficará com esse domínio de topo. Se o domínio registrado for “meudominio” o link para acessá-lo será ‘www.meudominio.tk”.

O domínio de topo .tk é diferente, mas isso pode ser até um “charme” a mais para sua URL, chamando a atenção de forma positiva pela curiosidade que um endereço curto porém diferente desperta.

O domínio gratuito não é seu, mas está concedido a você, podendo ser cancelado por inatividade, nos moldes dos endereços de email gratuitos do GMAIL, YAHOO, etc.Porém mesmo cancelado, pode ser reativado, se alguém não registrou o domínio em seu lugar.

Conhecí esse site em 2002, quando registrei o domínio ACQUAVIVA, ficando portanto com o endereço “www.acquaviva.tk”. Fiquei com medo de divulgar essa URL imaginando se o site não seria desativado por algum motivo. Semana passada, ao passar essa dica a um amigo, resolví ver como estava o domínio daquela época. Eles estava, claro, cancelado por inatividade, porém foi fácil reativá-lo e está funcionando muito bem. Se após 6 anos (anos de internet passam mais rápido que anos de cachorro) o serviço continua lá, permite confiar que que ainda vai continuar por um bom tempo.

O próprio serviço dot.tk se encarrega em redirecionar o  endereço para uma URL designada pelo usuário. No meu caso redirecionei http://www.acquaviva.tk para http://www.ruyacquaviva.com e funciona muito bem como pode-se atestar clicando nos links. Se o usuário quiser mudar de hospedagem basta alterar o redirecionamento no site dot.tk.

Outra vantagem é que o usuário pode cadastrar dominios que estão ocupados em outros domínios de topo. No meu caso acquaviva.com, acquaviva.com.br, acquaviva.org, etc, estão todos ocupados (geralmente com empresas de água mineral, tratamento de piscinas e coisas do tipo ;-), mas eu consigo usar acquaviva.tk. É bem verdade que eu utilizo meu nome e sobrenome “ruyacquaviva.com” e com isso não tenho problemas, mas quem se chama “João da Silva” pode ter problemas em achar um dominio disponível com o seu nome. Por isso mesmo a empresa também tem domínios pagos, onde você se torna o prorietário do domínio, inclusive com preços bem em conta.

É uma dica interessante, mas o ideal para quem quer ter uma presença na rede, é obter seu próprio domínio .com, .com.br, .org, etc… E existem empresas com promoções extremamente acessíveis para registrar um domínio.

Anúncios

Sobre ruyacquaviva

Desenvolvedor independente atuando através da empresa Rede Mídia Criativa, cujo site é: http://www.redemidiacriativa.com.br
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Domínios Grátis

  1. muito legal saber que existe um meio rapido e gratuito de registrar um site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s